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Aprenda aqui 3 passos para fidelizar seus clientes (Formula 1, Ford mustang, e outras marcas fazem para seus clientes ficarem encantados)

Como atrair clientes e fideliza-los

O que essas empresas fazem por seus consumidores? Elas mantem eles informados!

Nada é mais importante para uma empresa do que os clientes, eles são o principal ativo de qualquer empresa. Saber com entendê-lo para poder atender a suas necessidades é um desafio constante, o aprimoramento em colocar produtos que o atende é fundamental para que a empresa continue a existir e crescer.

Pensar em uma estratégia de vendas para atrair e captar novos clientes é preciso captar suas preferências e formas que o trazem para a seu produto. Muitos estudiosos sobre o tema deram a essa ação o nome de Jornada do Consumidor, daí a importância de conhecê-lo para atingir o sucesso no negócio.

Como a rotina do consumidor é mutável, o empreendedor precisa de agir da mesma forma para não perder a atenção de sua razão de existir, entendendo suas preferências, seus problemas, suas necessidades, sonhos, desafios para se manter no mercado.

O comportamento do consumidor mudou. Se antes ele assistia a uma propaganda na televisão e já ia até a loja para adquirir o produto, hoje existem diversas outras etapas que entram nesta dinâmica de compra. A jornada do consumidor ficou mais complexa, de forma que as empresas precisam se adequar para conquistar este cliente cada vez mais cedo.

Antes de mais nada é preciso entender o perfil do público que você está oferecendo o seu produto, conhecê-las é o passo mais importante para que se ofereça produtos de qualidade e que sejam de acordo com a necessidade exposta por ele. O cliente moderno não aceita mais facilmente como antes o que lhe oferecem, hoje existe forma rápidas e confiáveis de comparação e ele não exitará em usar essas ferramentas.

No passado as empresas que eram responsáveis pela criação das campanhas de marketing das empresas, tinham que transmitir em um vídeo de 30 segundos a informação relevante que convenceria o cliente a comprar determinado produto, as pessoas se reuniram em frente de uma Televisão e ali tomavam a decisão se iam a loja comprar ou não.

No entanto os tempos mudaram, hoje as pessoas estão munidas com seus potentes smartphones, de onde retiram toda a informação que necessitam para poder tomar suas decisões, e não se baseiam mais unicamente em um canal de divulgação, mas em vários, e quando se interessam por algum produto ou serviço, eles saem a procura de depoimento de pessoas que já usaram o produto para atestar a sua qualidade e efetividade. O mundo é outro, ele mudou.

Portanto conhecê-las é fundamental para entender qual é jornada que elas percorrem até comprar algum produto ou serviço, se você não se preocupa com isso deveria, sua empresa depende disso.

Todo cliente antes de comprar um determinado produto ele passa por algumas fases, e elas refletem em diferentes reações diferentes do seu público definido como alvo e os demais, sendo assim as ações devem atender essas necessidades.

São basicamente 3 passos, ele Descobre, considera e depois decide.

Passo 1 – A descoberta de um problema

A compra se torna interessante para o cliente quando ela faz diferença na vida dele, e isso não é algo que ele sabe na maioria das vezes, mas você precisa apresentar para ele uma solução de um problema que ele não sabe que tem.

Por exemplo, todos sabem que atividade física é importante para o nosso organismo, sabemos que uma vida sedentária poderá no futuro trazer uma série de problemas, porém poucos se atentam para isso, por sempre pensar que poderão começar a se exercitar em um momento futuro de suas vidas.

Suponhamos que você trabalhe com equipamentos esportivos, venda de bicicleta por exemplo, e você informa seus possíveis clientes que a prática de exercícios com bicicleta apenas 2 horas por dia, é capaz de condicionar seu organismo em 60 dias, evitando problemas de circulação prevenindo problemas no coração em pessoa com mais de 35 anos.

Quando você explica para seus clientes os benefícios de seu produto, não apenas com o interesse da venda fria, mas procurando resolver um problema de seu cliente ele então descobre que precisa praticar o esporte de ciclismo, é nesse momento que você ganha não apenas uma venda, mas um um possível cliente pois ele irá considerar o seu produto.

Ao produzir conteúdo sobre estes assuntos você atrai o consumidor para sua empresa. Isso é fantástico.

Passo 2 – Consideração do seu produto

Nesta etapa o consumidor já sabe melhor qual é o seu problema e, na fase da descoberta, entendeu que existem possíveis soluções para a sua dor. Sabe que precisa se exercitar, pois já está com mais de 35 anos, lhe falta tempo, e com essa prática ele poderá praticar com a esposa e filhos, não apenas cuidando da sua saúde e de sua família, mas passando um tempo de qualidade com pessoas que são importante para ele.

A partir desse momento seu produto já é relevante para o consumidor, ele está avaliando todos os prós e contra, e a cada objeção que ele levanta, você a rebate com um conteúdo que a derrube, isso facilita o entendimento e o leva a decidir pelo seu produto.

Passo 3 – Decidindo pelo seu produto

Nesse momento o seu consumidor já conhece o problema que enfrenta, conhece a sua solução e já acredita que ela poderá resolver o seu problema com o sedentarismo, agora ele irá colocar a opção de comprar e vai comparar entre as possibilidades, se irá comprar de você ou de seu concorrente, se irá comprar agora ou depois.

Sempre digo que o consumidor ele não decide pela compra baseado apenas no produto, pois ele poderá encontrar ele facilmente. No exemplo que estamos utilizando aqui, que são bicicletas, ele poderá comprar ela em pelo menos 5 empresas locais, ou ainda em uma centena delas se a opção for feita pela compra na internet. A questão aqui é: O que o fará decidir por você?

1- Conteúdo: Quanto mais você informar ao seu consumidor, mais interesse ele terá pela sua empresa, e você se tornará uma referência para ele, fale com propriedade sobre o que você está oferecendo para ele, conte detalhes, seja franco e interessado em resolver problemas e não apenas aumentar suas vendas.

2 – Atendimento: Ponto batido há muito por muitos profissionais da área e com certeza ainda é decisivo no fechamento de uma venda.

Informação é o que muda a realidade dos negócios nessa era, quer mais dicas sobre marketing digital? Assine nossa newsletter!

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1 Comentário

  1. Cleber Silva disse:

    Parabéns Mailson Brandão colocação valiosas de grande riqueza vou praticar esse conhecimento.

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