Nossa mente… um lugar interessante.

Valorize um bom diálogo, Tenha uma visão multifocal
julho 4, 2017
Porque eu reagi assim!?
julho 25, 2017
Show all

Nossa mente… um lugar interessante.

cuide dos seus pensamentos

Provérbios 4:23

Leia com atenção, as próximas linhas podem definir a sua vida, o que escrevi abaixo precisa ser lido com muita atenção até o final, ok?

 

Nossa mente é um lugar interessante, é ali onde tudo começa e por isso é preciso tomar muito cuidado com o que permitimos entrar nela. Aliás é difícil impedir que algo entre em nossa mente mas no entanto é nos que decidimos se o que entrou prospere ou não.

 

Sonhos, projetos, amarguras, ressentimentos, saber como lidar com o “não”, ou com o “sim”, saber perdoar quem te traiu, ou as decepções, as intenções alheias, a inveja, o fracasso, ou o sucesso, a bronca ou o elogio, quando alguém pega no nosso pé, ou quando alguém te olha torto, quando você está com a razão, ou quando está errado, quando sabe admitir que errou, ou não quer assumir que está fazendo algo errado. Tudo isso passa pela nossa mente e saber ter inteligência emocional para lidar com isso é determinante.

 

Quantos desses sonhos não foram perdidos por causa de uma palavra dita sem pensar? Relacionamentos perdidos, empresas fracassadas, amizades de anos sendo destruídas, tudo porque não soube como lidar com o que se passa pela mente, nutriu o que não devia e teve o resultado indesejado.

 

Gerenciar o que passa pela nossa mente é um passo determinante para o sucesso em tudo na nossa vida, não é uma tarefa fácil mas precisa de ser levada muito a sério.

 

Gálatas 5:22 fala sobre o Fruto do Espirito e suas características entre elas, paciência, temperança e domínio próprio. Exercer esses atributos pode parecer difícil o que de fato é, no entanto não é impossível, pois se a Bíblia nos manda fazer é porque não é apenas possível como necessário, mandamento para ser cumprido para que saibamos como lidar com o que entra na nossa mente a todo momento.

 

Coloque isso com em prática, acredito que não falte oportunidade para isso, recebeu uma fechada no trânsito? A vontade é de descer da cruz e falar umas poucas e boas para o indivíduo, mas pratique o domínio próprio se controle. Foi corrigido? Se estiver errado acate a repreensão, a Bíblia diz que apenas os sábios são capazes de serem repreendido e aceitar, porem o tolo não é capaz de enxergar dessa forma.

Não concorda com as decisões ou comportamentos de outras pessoas próximas? Pratique empatia, se coloque no lugar delas e tente entender o porquê que ela está agindo dessa forma, certamente ela tem as suas razões, agindo com empatia com as pessoas você elimina 50% de seus problemas, simplesmente por se colocar no lugar do próximo.

 

Faça algo pratico agora, Relacione 2 grandes decepções que você teve na sua vida, pode ser amorosa, financeira, ministerial, empresarial, relacionamento com amigos, traição, enfim, descreva elas seja bastante sério consigo mesmo e leve o tempo que precisar.

 

Depois, escreva algo que você perdeu por não ter controle de suas emoções, tipo um emprego porque falou mais do que devia e se complicou, um relacionamento porque não conteve o ciúmes, uma amizade porque não soube ou não quis perdoar, enfim, você pode colocar uma coisa ou varias coisas.

 

Agora, descreva como você poderia ter evitado isso se tivesse praticado gálatas 5:22 e a empatia (se colocar no lugar do próximo), qual teria sido o resultado disso?

 

Quero que vocês sejam bastante sinceros com vocês mesmos, para que o aprendizado seja impregnado em nossas vidas.

Tenho um Grupo do WhatsApp onde periodicamente posto informações relevantes sobre o tema, se tiver interesse em participar será uma honra poder aprendermos juntos. Se quiser participar do grupo basta clicar aqui: https://chat.whatsapp.com/2zaghB3pKdA62TrJS7zjRh

Mailson Brandão é Administrador, Entusiasta das novas mídias,  pastor e coaching em treinamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *