Nossa MENTE… um lugar interessante.

Provérbios 4:23

Leia com atenção, as próximas linhas podem definir a sua vida, o que escrevi abaixo precisa ser lido com muita atenção até o final, ok?

 

Nossa mente é um lugar interessante, é ali onde tudo começa e por isso é preciso tomar muito cuidado com o que permitimos entrar nela. Aliás é difícil impedir que algo entre em nossa mente mas no entanto é nos que decidimos se o que entrou prospere ou não.

 

Sonhos, projetos, amarguras, ressentimentos, saber como lidar com o “não”, ou com o “sim”, saber perdoar quem te traiu, ou as decepções, as intenções alheias, a inveja, o fracasso, ou o sucesso, a bronca ou o elogio, quando alguém pega no nosso pé, ou quando alguém te olha torto, quando você está com a razão, ou quando está errado, quando sabe admitir que errou, ou não quer assumir que está fazendo algo errado. Tudo isso passa pela nossa mente e saber ter inteligência emocional para lidar com isso é determinante.

 

Quantos desses sonhos não foram perdidos por causa de uma palavra dita sem pensar? Relacionamentos perdidos, empresas fracassadas, amizades de anos sendo destruídas, tudo porque não soube como lidar com o que se passa pela mente, nutriu o que não devia e teve o resultado indesejado.

 

Gerenciar o que passa pela nossa mente é um passo determinante para o sucesso em tudo na nossa vida, não é uma tarefa fácil mas precisa de ser levada muito a sério.

 

Gálatas 5:22 fala sobre o Fruto do Espirito e suas características entre elas, paciência, temperança e domínio próprio. Exercer esses atributos pode parecer difícil o que de fato é, no entanto não é impossível, pois se a Bíblia nos manda fazer é porque não é apenas possível como necessário, mandamento para ser cumprido para que saibamos como lidar com o que entra na nossa mente a todo momento.

 

Coloque isso com em prática, acredito que não falte oportunidade para isso, recebeu uma fechada no trânsito? A vontade é de descer da cruz e falar umas poucas e boas para o indivíduo, mas pratique o domínio próprio se controle. Foi corrigido? Se estiver errado acate a repreensão, a Bíblia diz que apenas os sábios são capazes de serem repreendido e aceitar, porem o tolo não é capaz de enxergar dessa forma.

Não concorda com as decisões ou comportamentos de outras pessoas próximas? Pratique empatia, se coloque no lugar delas e tente entender o porquê que ela está agindo dessa forma, certamente ela tem as suas razões, agindo com empatia com as pessoas você elimina 50% de seus problemas, simplesmente por se colocar no lugar do próximo.

 

Faça algo pratico agora, Relacione 2 grandes decepções que você teve na sua vida, pode ser amorosa, financeira, ministerial, empresarial, relacionamento com amigos, traição, enfim, descreva elas seja bastante sério consigo mesmo e leve o tempo que precisar.

 

Depois, escreva algo que você perdeu por não ter controle de suas emoções, tipo um emprego porque falou mais do que devia e se complicou, um relacionamento porque não conteve o ciúmes, uma amizade porque não soube ou não quis perdoar, enfim, você pode colocar uma coisa ou varias coisas.

 

Agora, descreva como você poderia ter evitado isso se tivesse praticado gálatas 5:22 e a empatia (se colocar no lugar do próximo), qual teria sido o resultado disso?

 

Quero que vocês sejam bastante sinceros com vocês mesmos, para que o aprendizado seja impregnado em nossas vidas.

Tenho um Grupo do WhatsApp onde periodicamente posto informações relevantes sobre o tema, se tiver interesse em participar será uma honra poder aprendermos juntos. Se quiser participar do grupo basta clicar aqui: https://chat.whatsapp.com/2zaghB3pKdA62TrJS7zjRh

Mailson Brandão é Administrador, Entusiasta das novas mídias,  pastor e coaching em treinamento

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *