Nossa mente… um lugar interessante.
julho 24, 2017
Simplicidade gera produtividade.
novembro 10, 2017
Show all

Porque eu reagi assim!?

 

 

Pense assim, você está em uma viagem com sua família e você está curtindo muito. Está visitando lugares que antes nunca esteve, está tendo experiencias individuais fora do comum que tem feito você ver a vida de outras formas, sua esposa e filhos estão se divertindo pois fazia tempo que vocês não faziam algo tão intenso em família, todos estão em um estado de felicidade, empolgados e animados. Porém algo inesperado acontece no 2 dia de 5 que vocês estão de férias, dentro do quarto do hotel onde estão hospedados o seu filho de 2 anos sem querer bate no seu celular e ele cai e quebra a tela, Ele olha pra você assustado e você o repreende veemente, “eu já disse para você não mexer no celular do pai” aquilo causa um tremendo mal estar dentro do quarto, sua esposa vê exagero na sua conduta, seu filho fica chateado e se sentindo culpado por aquilo, sua irmã também não fica bem com a situação. E você ainda continua falando que aquilo não teria acontecido se a sua esposa não tivesse usado o celular minutos antes e colocado ele no lugar algo onde estava.

Aquilo causou um mal-estar terrível, a partir daquele instante tudo mudou nas férias, foram dormir calados, nos dias seguintes a alegria que existia não era mais a mesma, o brilho e momentos únicos passaram a ser pesados com um enorme sentimento de culpa que se espalhou entre todos.

 

Você então em um momento de reflexão pensa assim: “PORQUE EU REAGI ASSIM”

O que descrevi acima pode acontecer as vezes com a gente, momentos lindos se tornam rapidamente em situações complicadas de se lidar por palavras erradas no momento errado, um momento espetacular se transforma em um terror emocional, lutas terríveis começam a ser travadas na mente, uma parte quer perdoar e a outra pela influência do orgulho nos impede de voltar atrás, prefere-se pagar o preço causado pela amargura ao invés de reverter essa situação com o perdão.

 

Mas como evitar essas situações que acontecem?

Em nossa referência milenar sobre o assunto a Bíblia, em gálatas 5:22 a bíblia fala sobre os frutos do Espirito, o que é preciso para se evitar situações como essa. Quando temos controle sobre nossas emoções conseguimos evitar problemas que costumeiramente costumamos causar pela falta de inteligência emocional, REAGIMOS ASSIM porque não sabemos controlar essas explosões de sentimentos que acontecem, e nisso momentos lindos em família se perdem, amizades de anos são prejudicadas eu até extintas, relacionamentos são perdidos ou vivem em constante stress causado por esse descontrole emocional.

O domínio próprio que é citado nesse capítulo pode ser traduzido também como gerenciar a si mesmo, é dominar tudo aquilo que está inserido em você, sentimentos como amor, raiva, ódio, ira, carinho, afago, zelo, etc, eles devem estar submetido ao seu domínio, não deixar que eles dominem e exerçam o controle de sua vida.

 

Para você evitar reações que se arrependerá é preciso treinar-se para isso, identificar esses sentimentos e estudar, criar formar de mantê-los sob seu domínio e não o contrário.

Uma forma é observar pessoas que mantem uma vida equilibrada e andar junto delas, observar é uma forma de aprendizado, participar de palestras, ler livros que te ajudem nesse processo, isso te ajudará ao longo do processo.

 

Para te ajudar a fixar essa mudança reflita e anote, em que circunstancia isso aconteceu: “PORQUE EU REAGI ASSIM”. Seja detalhista se algo parecido aconteceu com você.

Depois pense quais seriam as palavras que você deveria ter dito nessa situação (me perdoe, isso não foi tão importante assim, celular nós compramos outro, ou arrumamos esse, etc.) e como deveria ter agido fisicamente (apertado a mão, deveria ter dado um sorriso, ou uma abraço, se ajoelhado, olhado nos olhos)

 

Para concluir repita a situação que isso aconteceu em sua mente, mas agora corrija e visualize as possíveis reações das pessoas com uma atitude nova. Pratique a EMPATIA, se coloque no lugar das pessoas e viva o sentimento delas por um instante, isso ajuda a entender o seu comportamento.

 

 

A partir de hoje seja você o gestor de seus sentimentos e tenha o CONTROLE, não permita que eles dominem sobre você!

Tenho um grupo EXCLUSIVO no whatsapp onde posto periodicamente algumas ideias sobre o tema, se quiser participar e ter um contato direto comigo clique aqui: https://chat.whatsapp.com/2zaghB3pKdA62TrJS7zjRh

Que essas atitudes seguidas de ações transformem a sua vida de fato.

 

Comente o Artigo, isso é importante para mim!

 

Mailson Brandão – Administrador, Entusiasta das novas mídias, pastor e Coaching em treinamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *